top of page

Quíron no Mapa Astral: a ferida por onde a luz entra

Atualizado: há 4 dias



ree

Quíron no Mapa Astral: a ferida por onde a luz entra


Entenda o significado de Quíron no Mapa Astral, como ele revela sua ferida emocional e de que forma transformar dor em força e propósito.



Você já ouviu falar em Quíron no Mapa Astral?


Quíron representa a nossa ferida da alma: aquele ponto delicado que, se ignorado, pode nos sabotar, mas que também carrega um enorme potencial de cura e transformação. É a dor incurável que habita em nós, como um incomodo, mas que, paradoxalmente, nos torna humanos e empáticos, pois é através dela que nos conectamos com a dor do outro.


Cada um carrega sua própria ferida, e é nesse reconhecimento mútuo que nasce a possibilidade de compartilhar, compreender e, assim, transformar.


No Mapa Astral, Quíron indica onde enfrentamos nossos maiores desafios emocionais e espirituais. É o nosso "calcanhar de Aquiles", a dor que precisa ser olhada para que possamos nos “libertar” dela.


"A dor é por onde a luz entra."  Trabalhar a energia de Quíron significa transformar o karma (os ciclos repetitivos de dor) em Dharma (nosso propósito mais elevado). Não se trata de viver em torno do sofrimento, mas de aprender a diluí-lo, administra-lo, reconhecer nosso valor e transformar nossa vulnerabilidade em força.


Quando olhamos para Quíron com consciência, abrimos caminho para grandes curas, tanto nossas, quanto do movimento individual e de outras pessoas.




ree


Mito de Quíron

Quíron é o curador ferido. Um centauro imortal, rejeitado por seus pais (Cronos/Saturno e Filira), que carrega uma dor que não cicatriza. Ao invés de se isolar ou se endurecer, ele se tornou mestre em diversas áreas: medicina, música, estratégia, filosofia, cura... Ele representa aquele que, mesmo ferido, escolhe transformar sua dor em sabedoria, e como mestre, seu próposito é justamente este: ajudar os outros.


Quíron é também símbolo de não-pertencimento, de quem se sente diferente. E a sua energia se conecta tanto com Sagitário (sabedoria, expansão) quanto com Virgem (serviço, precisão, discrição). Por isso, ao analisarmos Quíron no nosso mapa, é importante lembrar: ali está nossa dor, mas também nosso dom! Onde viemos ensinar e servir!

Retorno de Quíron (por volta dos 50 anos)

Quando Quíron retorna ao ponto onde estava no momento do seu nascimento, passamos por uma fase profunda de revisão emocional e espiritual.


É comum: sentir um chamado para curar ou ajudar outras pessoas; bem comum também, ter desafios com a saúde e/ou com doenças crônicas; precisar de mais tempo sozinha e momentos de recolhimento; ou ainda, começar a buscar formas alternativas de cuidado, como com: acupuntura, massagem, terapias energéticas, ayurveda....


Para mulheres, esse primeiro período pode coincidir com a menopausa, o que intensifica a necessidade de olhar para o corpo com mais acolhimento e cuidado.


Quíron: ferida da alma, mas também poder de cura

No Mapa Astral, onde Quíron toca, dói. Mas também é ali que você pode desenvolver escuta ativa, empatia, sabedoria prática. É a dor que te dá voz, propósito, direção. Massss, existe cura definitiva? Diria que não, pois é um ponto de desenvolvimento, faz parte de quem a gente é! Por isso, vale observar o signo e a casa onde está Quíron no seu Mapa Astral. Pois, isso trará mais clareza sobre o tipo de ferida que toca a sua alma, assim como o caminho da cura.


Inclusive, quando falamos de Quíron, vale refletir:


No Mapa Astral:

  • Qual medo, insegurança ou rejeição ainda me trava?

  • Como posso abrir espaço para a cura e acolhimento, sem querer "consertar" tudo rapidamente?


Em Trânsito no Céu:

  • Em quais assuntos esse trânsito me convida a reconhecer vulnerabilidades?

  • O que essa experiência me ensina sobre coragem, iniciativa e confiança em mim?



Se você deseja descobrir onde está seu Quíron no Mapa Astral, ou no Céu, tocando qual área da sua vida neste momento, e como ele influencia seu crescimento pessoal, agende uma leitura comigo. 


Quíron no Céu, ou seja no trânsito astrológico

Quando Quíron está transitando num signo no céu, ou seja, refletindo num ponto do nosso Mapa, sentimos uma maior vulnerabilidade naquela área da vida. É como se tocasse, por um tempo, numa ferida que ainda pulsa.


Não é uma fase de força plena pelo signo em que ele está passando no céu, mas como uma fase de aprendizado. E o convite é refletir: O que está ao seu alcance para lidar com isso?

Mesmo que não haja cura definitiva (pois não há), existe alguma possibilidade de consciência, integração e presença?


E a resposta é sempre SIM!

Mas, alguns pontos importantes:


A órbita de Quíron é irregular, ou seja:

Ele leva entre 2 e 8 anos por signo, completando seu "retorno" de ciclo em cerca de 49 a 53 anos, o famoso retorno de Quíron. E em Áries e Peixes, por exemplo ele passa cerca de 8 anos, enquanto que em Libra e Virgem, apenas cerca de 2 anos.



Quíron em Áries

Saiba mais, clique aqui.

Quíron em Touro

Saiba mais, clique aqui.



Cris Colchesqui | Astro Vision - Astrologia e Autoconhecimento



bottom of page